Não Importa o que diga Essa Imprensa de Gambá

 

Não é de hoje que a imprensa esportiva no geral, com as redações infestadas de gambás, vêm faltando com o respeito com a tradição da nossa camisa e com a imensidão do Palmeiras.

10 a cada 9 jornalistas esportivos, no início do mês passado, cravavam que o título da Copa do Brasil já era do Santos. Poderia citar aqui, com rapidez, uns vários, ainda, que garantiam que não só o Palmeiras perderia, como seria humilhado pelo Santos, nos dois jogos.

Até aí, é a opinião de cada jornalista, algumas são embasadas em fundamentos até plausíveis, outras traduzem o mais puro viés contra tudo que o Palmeiras representa. Normal, especialmente em se tratando de imprensa esportiva.

É verdade também que dessa vez a imprensa acabou abusando do desdém.

Por exemplo, vejamos as manchetes do Brasileirão dos dois times nos jogos que antecederam as finais. Parecia até que o Palmeiras não iria disputar a final da Copa do Brasil. A cada novo resultado negativo, e era evidente que eles viessem, principalmente com quase todos jogadores reservas em campo e já com quase nenhuma chance de chegar ao G4, as manchetes vinham com veneno: “TRAVADO”, “VOLTA A JOGAR MAL”, “PALMEIRAS NÃO ENCAIXA”e por aí vai.

Já o Santos, com resultados até piores, e com muito mais chances de se manter no G4, no qual ainda estava antes do jogo contra o Vasco, as manchetes cantavam de outra forma: ‘É QUARTA-FEIRA!”, “CABEÇA NA COPA DO BRASIL” e assim por diante.

Enquanto o Santos se guardava pra decisão, o Palmeiras ia de mal a pior. É assim que a imprensa, que devia ser imparcial, relatava as coisas. Querem exemplos? Tão aqui dois:

 

O Palmeiras entrou com time praticamente reserva contra o Cruzeiro, obviamente priorizando a Copa do Brasil, cujo primeiro jogo, fora de casa, ocorreria em 04 dias. Depois do Cruzeiro sair vencendo, Dudu e Barrios, entre outros, entraram, o Palmeiras melhorou e empatou. Mas a manchete não fez nenhuma referência ao time reserva, e decretou “Alviverde volta a a jogar mal…” seguido de #tropecoemcasa #palmeirasnaoseencontra

Na mesma rodada, o Santos perdeu pro Coxa, quando ainda estava no G4, mas a manchete do mesmo jornal foi beeeem leniente:  “De olho na Copa do Brasil, santistas usam reservas e levam 1 a 0 …” e #cabecanacopadobrasil

Para o Estadão, só o Santos, o provável campeão, que ia humilhar, estava e poupando pra final. O Palmeiras não se encontrava e continuava jogando mal. Imparcial, não?

A mesma coisa fez o Globoesporte.com.

Na derrota para o Coritiba, a manchete foi em tom de funeral: “TRAVADO No 5º jogo seguido sem vencer como mandante no Brasileiro, Palmeiras perde diante do pior público”. Em nenhum momento se preocuparam em i) lembrar que o Palmeiras já não tinha mais chance de chegar ao G4, ou que era quase impossível; ii) que o time inteiro era reserva, à exceção de Lucas que, suspenso, não jogaria a final; e iii) que o Palmeiras jogaria, dali poucos dias, o JOGO DA VIDA neste 2015.

Em São Januário, o Santos acabou de enterrar suas chances de chegar ao G4, contra o segundo adversário seguido na zona do rebaixamento, mas ao invés de criticar como condenou o Palmeiras, o portal global preferiu amenizar com “É QUARTA-FEIRA! Com reservas, Peixe perde, não chega mais ao G4 e agora se concentra na final da Copa do Brasil”.

Nos prognósticos da finalíssima que antecederam os dois jogos, a retórica não mudou: o Santos vai trucidar, vai humilhar, O Palmeiras se jogar o que tá jogando vai se dar mal e blablablá. E aí veio o segundo jogo, o Palmeiras foi o gigante de sempre e deu no que deu.

Mas aí é que temos que refeltir. Ora, não é de hoje que as coisas são assim e o Palmeiras é diminuído pela imprensa especializada. Este blog mesmo, se vocês forem lá ler os primeiros posts, de setembro de 2010, foi criado justamente por não aguentar mais tanta tendenciosidade e má vontade com a gente.

Só que, o que eles não percebem, e eu também não percebia lá no começo, é que isso tudo só nos fortalece. Se não tivessem pisado tanto na nossa cabeça essas semanas e dias todos que antecederam as duas finais, será que o Palmeiras iria entrar em campo com aquela fúria, aquele ódio todo, aquele sangue nos olhos? Talvez não.

No final das contas, a gambazada da imprensa acabou sendo o combustível a mais que precisava pra esse time se superar e superar também um adversário que vinha tecnicamente melhor pros dois jogos decisivos. A continuar assim, que desdenhem sempre, muito obrigado! 

E até prefiro que a imprensa desdenhe mesmo, porque a nossa vitória é muito mais saborosa, improvável (pra eles, pra gente nunca), é contra tudo e contra todos, contra os árbitros, contra os jornalistas, e a conquista é só nossa, não temos que dividir com a CBF, com o STJD, com a Comissão de Arbitragem ou com o dinheiro a mais da cota de TV. Somos campeões, apesar deles!

Melhor que isso, impossível.

Assim é que, no melhor estilo palestrino, com muita gozação e bom humor, que temos que responder pra imprensa como o grande site Mídia Palmeirense fez no vídeo a seguir:

Que a nossa próxima conquista seja festejada em casa,  de preferência abraçando o santista Cleber Machado nos arredores do Palestra enquanto comemoramos mais uma Taça Libertadores da América com direito a eliminação da freguesada.

Deixem os caras falarem, deixem eles virem e verem o quanto o Palmeiras é imenso, porque no final, eles caem de bunda em cima da própria língua.

Não importa o que diga Essa imprensa de Gambá, já dizia o sábio…

AVANTI TRICAMPIONE!

Publicado em 04/12/2015, em Geral, Visão da Arquibancada e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Rogerinho Fumo

    Nojo eterno a imprensa FDP. Parabéns pelo post.

  2. Mais um brilhante post….Chupa imprensa de merda. …

  3. Pedro Marsiglia

    Muito bom… Parabéns

  4. Otavio Moura

    Sensacional Maluco

  5. Gerson Guarino

    Ótimo texto !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: