Crescimento e retenção de clientes

Salve meus amigos Palmeirenses.

Que fase estamos vivendo!  Quem diria que seríamos o exemplo de gestão em menos de 04 meses após aquele fim de campeonato tétrico que tivemos o BR2014. Nossa camisa vale R$65 Milhões por ano, temos quase 100 mil sócios torcedores, adicionalmente não adiantamos cotas de TV e temos um elenco competitivo, além disso nossa Arena foi considerada a TOP1 em âmbito mundial e no nosso maltratado País.

Mas tudo isso é maravilhoso e passamos em 2008/2009 por esse crescimento, só que agora é diferente, pois iremos exigir sempre times competitivos e que briguem por títulos e não por rebaixamentos. Esses hiatos devem ser coisa do passado, pois uma coisa puxa a outra, ou seja, times competitivos atraem torcedores, isso gera rendas expressivas, pois temos uma Arena de 1º mundo e isso faz com que tudo conspire a favor: Time competitivo, casa cheia e cofres expressivos, simples assim.

Todavia há uma máxima no Marketing que prega: É muito mais oneroso atrair novos clientes do que retê-los e isso deverá ser aplicado ao nosso programa de sócios torcedores, que se tornou uma base sólida de receita e tem tudo para superar espaços na camisa (R$65M) e cotas de TV (R$80M). Um cálculo rápido: com uma base de 150 mil torcedores com preço médio de R$50,00 mês teremos aproximadamente R$90M por ano, fora as bilheterias que podem nos gerar R$70M ano, em suma, um time com R$300M por ano, isso sem contar as ações de Marketing e licenciamentos, além da venda de jogadores. Cenário perfeito e inimaginável até pouco tempo atrás.

Visando a manutenção de nossa base de Avantis e se amparando no cenário atual de nosso país (crise econômica), seguem 05 sugestões básicas que podem atrair e manter nossos apaixonados torcedores:

1) Sorteio de 300 ingressos gratuitos por jogo aos sócios torcedores que não detém gratuidade e são do bloco mais suscetível a desistência. Esses deveriam ser oriundos dos ingressos destinados aos conselheiros do clube, que ganham bilhetes para os jogos e ficam distribuindo dentro do clube (em troca de votos passados e futuros) ou aos cambistas da Rua Turiaçu. Acabem com essa mamata e utilizem esses TKTS para manter o programa saudável.

2) Pacotes de transporte, estadia e Arena Tour aos sócios torcedores que vêm do interior, para que se sintam prestigiados e não tenham a preocupação de ter que se virar na selva de pedra.

3) Pacote exclusivo aos setores leste e Oeste da Arena, assim como tínhamos o Setor Visa no antigo Palestra Itália, onde teríamos uma mensalidade de R$250,00 mês e descontos de 75% nas áreas centrais, com isso acabaríamos com esses clarões que temos hoje nas áreas centrais do estádio e conseguiríamos transformar nossa casa num caldeirão.

4) Implementar uma pesquisa aos sócios torcedores e identificar quais produtos/serviços seriam adequados para vínculo de parcerias e aplicação de descontos. Seja nas lojas oficiais, seja em estabelecimentos parceiros (Prevent Senior, TIM e Faculdade das Américas), seja na própria arena. Exemplo: Sócio torcedor tem x% de desconto nos sorvetes, alimentos e bebidas.

5) Categoria sócio torcedor Caravana, onde pagaria um pouco mais e teria o ingresso gratuito, transporte com descontos e quando necessário hospedagem no local. Temos hoje arenas no Rio de Janeiro, em Minas, no Rio Grande do Sul e em Curitiba. Em Santa Catarina teremos 04 times, em suma, não seria restrito apenas aos abonados que podem aderir ao Palmeiras Tour e bancar pacotes de R$1.500,00 num jogo.

É meus amigos, se continuarmos nesse toada, será difícil segurar essa marca campeã e apaixonante.  Definitivamente, A CBF, a Globo e o PT não contavam com isso…azar deles, sorte a nossa!

Publicado em 28/02/2015, em Marketing e Afins, por Marcelo Nacle. Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Thiago Mazieiro

    Ótimo texto, é um ponto que eu tenho visto pouca gente pensando sobre. E já que a idéia desse post é dar sugestões pro Avanti (mesmo que eles não as vejam), eu também vou deixar a minha. Acho que seria mais interessante um plano que permitisse que o associado escolhesse seus benefícios, já que tem outros que podem não interessar pra ele, e dessa forma seria possível arrecadar ainda mais. Por exemplo, seria pago um valor-base de R$10 pra ser sócio Avanti (como o plano mais barato atual), que daria direito aos benefícios do Movimento Por Um Futebol Melhor, e seria cobrado um valor adicional para cada benefício extra que o associado quiser, como descontos de 25%, 50% e 75%, além da gratuidade pra cada setor do Allianz Parque (claro, quanto maior o desconto e quanto mais caro o setor, maior seria o preço), ou então como os convênios com faculdades e lojas, e até mesmo para poder assistir aos jogos do Palmeiras via internet (como se fosse um Premiere só online e só do Palmeiras). Seria algo como um daqueles restaurantes, que a pessoa escolhe o que quer no prato e paga por isso apenas, deixando de lado os benefícios que não lhe interessam.

    • Thiago, ótimas sugestões. Quanto mais nos desvincularmos da mídia tradicional (Globo) e nos relacionarmos com as mídias digitais alternativas (portais) mais estrategicos seremos.Abs

  2. Rogerinho Fumo

    Parabéns Lulu…que texto brilhante!!! Vamos fazer chegar aos olhos de quem da a canetada???
    Abraços

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