Cantina Palmeiras

O tempo dita as regras da sobrevivência e seleciona os que irão sobreviver e os que deverão se reinventar, senão a morte é próxima.

É com esse pensamento que conto aqui a estória da Cantina Palmeiras, que foi única e soberana durante muito tempo e hoje mostra ao mundo como não se deve gerenciar um estabelecimento que pretende perdurar e malograr. Vamos à estória:

Na cidade de São Paulo, quando se falava de gastronomia se pensava na Cantina Palmeiras que teve Chefs renomados como Osvaldo Brandão, Filpo Nuñes , Luxemburgo e Felipão. E na equipe, desde a cozinha até o salão contou com profissionais como Oberdan, Leão e Marcos (que já salvou vários pratos) e xerifões da cozinha do naipe de Luis Pereira, Antônio Carlos e mais recentemente Henrique.  Não que os atuais responsáveis da cozinha -Prass e Lúcio sejam ruins, só que não fazem milagre!

No salão já contou com Maitres do naipe de Dudu, César Sampaio e Mazinho, sempre com a maestria e facilitando o trabalho dos Garçons, que teve o maior deles, que atendia pela alcunha de Divino , porém já teve garçons que extraiam o máximo do cliente , exemplos de César Maluco e Edmundo, esse último, um apaixonado pela cantina e pele seu público.

Falando em público, a Cantina tem um público apaixonado e cativo, ultimamente um tanto quanto cansado com o nível da cozinha, do atendimento e da gerência, mas que nunca arreda pé dessa paixão.

Os anos 2000 têm sido catastróficos para a cantina, pois em duas ocasiões foi rebaixada no ranking dos restaurantes e deixou de figurar como protagonista no cenário gastronômico e, além disso, os gerentes que lá passaram ora primaram por economizar dinheiro bobo , ora por gastanças absurdas, deixando salários e caixinhas da equipe mais atrasados que ônibus aos domingos.

Assim que chegou o novo Gerente, os clientes se empolgaram e imaginaram dias melhores, pois a equipe que lá estava não era das piores, tinha um dos garçons que faltava demais (o apelido delem era chinelinho) , mas quando estava afim de trabalhar atendia com magia, assim como um outro que saiu para um restaurante GLS ao lado da cantina, por migalhas. Fora o assédio ao restante da equipe, que basta um convite para que a rotatividade aumente.

Como última cartada, os administradores da cantina resolverem inovar, trazer um Chef Argentino, que traria também garçons Argentinos (não pela capacidade, mas pela empatia e custo). Muitos clientes pensaram: agora vai!

Enganaram-se, pois além da carência na equipe, onde a equipe da cozinha nem ferramentas tem para cozinhar, falta talento, falta tesão, falta capacidade para trabalhar nessa cantina, que deve ter o melhor salão do País em meses, mas pode perder muitos dos clientes, pois salão imponente e comida/serviços ruins não atraem ninguém.

A cantina tem 02 alternativas:

1) Fechar de vez as portas para o público e viver de festas fechadas como casamentos e formaturas;

2) Apostar na capacidade do novo Chef e dar a ele uma equipe de primeira linha, com profissionais da cozinha e do salão com sincronismo e sinergia.

Não vamos deixar a cantina entrar para a História apenas, afinal são 100 anos de existência e conquistas únicas e marcantes. Fome todos têm, mas gororoba ninguém quer comer , ainda mais com os preços abusivos que são cobrados. Pensem nisso!

Publicado em 28/07/2014, em Marketing e Afins, por Marcelo Nacle e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Palmeiras sempre

    Primeiro o torcedor Palmeirense precisa entender que precisamos de um PRESIDENTE de verdade,não precisamos de mais um palhaço dizendo que ama o clube,foi de organizada no passado ou qualquer outra bobagem como essa.

    Precisamos de um Presidente que entenda de futebol e do mundo da bola, que tenha ganância por títulos e queira deixar seu nome de maneira positiva na História do Palmeiras.

    A culpa não é do Gareca e muito menos dos jogadores argentinos que não tiveram tempo nem pra aprender o básico do portunhol.É do presidente.

  2. Rogerinho Fumo

    O problema é que a cúpula nunca escuta seus torcedores. Temos hj um time PIOR do que o que disputou a série B. Lentavel!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: