Visita à obra do Allianz Parque

Foram exatos 04 anos e 08 dias desde que pisei a última vez no solo sagrado do Palestra Itália, quando fizemos um 4×2 de respeito nos fregueses do Sul. Um pouco menos de tempo, a se considerar o amistoso de 09.07.2010 contra o Boca que eu, dado o fiasco que foi, prefiro esquecer.

Acho que o fechamento do velho Palestra teve um pouco de culpa nos motivos que me levaram a, 4 meses depois, iniciar o Maluco pelo Palmeiras, dentre outras razões, dado o vazio de se sentir sem casa pela primeira vez, desde sempre. 

Hoje, voltei à terra sagrada, pra conhecer um pouco mais do que será a nossa  nova casa e a impressão foi muito positiva.

Estrutura do velho PalestraPrimeiro de tudo, porque resiste ali, embaixo de toda a modernidade que o Allianz Parque terá, um pequeno pedaço do nosso velho Palestra que, por razões burocráticas, políticas ou pouco importa, teve que ser mantido, garantindo que o nosso eterno Jardim Suspenso siga respirando abaixo de toda a nova roupagem, como um totem que nos remeterá sempre às nossas raízes. Tanto no térreo como no subsolo, estão preservadas as colunas e parte da estrutura da arquibancada que ficava atrás do gol da Matarazzo, ali onde mais pulsava o concreto, ali onde mais balançava, onde mais víamos os degraus subindo e descendo, ali onde só se via o jogo em pé. Justamente a estrutura mais exigida, foi a que perseverou. E isso há de significar alguma coisa no futuro.

A grandeza da obra impressiona, será um estádio imenso, do tamanho do gigante que é o Palestra. Apesar dela, a proximidade entre o futuro gramado e a bancada, marca registrada do velho Palestra, parece ter sido preservada. E a inclinação das arquibancadas, menor no anel inferior e maior no superior, tratará de promover o impulso final para que o efeito de caldeirão que tanto nos empurrou para vitórias incríveis no passado continue existindo.

SONY DSCSe, por um lado, a área destinada às torcidas organizadas (ao lado), não será livre de assentos, como queria a torcida palmeirense, por causa do tal “padrão FIFA”, por outro, é plenamente possível ficar em pé em frente aos assentos, embora deva ser impossível de acomodar duas ou três fileiras de torcedores por degrau, como muitas vezes acontece em clássicos e jogos decisivos. Além disso, a existência das estruturas que dão suporte aos assentos, e eles próprios, dificultarão a movimentação entre um degrau e outro. Ou seja, não será a mesma coisa. Ainda tenho esperança que abandonem esse conceito, mas parece pouco provável que isso ocorra a essa altura dos acontecimentos.

No piso superior (e nos demais também), toda a comodidade e conforto dos camarotes, cadeiras especiais, restaurante panorâmico, áreas com acessibilidade, elevadores, escadas rolantes, lojas etc, prometem buscar um público diferente que há muito tempo abandonou os estádios. Acho válido, mas isso não pode vir em contrapeso à atender, também, quem nunca sai do lado do time, quem nunca se importou com amenidades num estádio de futebol. Mas, pelo que eu vi, o estádio foi pensado e desenvolvido para atender a cada público específico, exceção feita à colocação de assentos na área onde ficarão as organizadas, quase uma promessa dos tempos de twitter do Walter Torre e que foi deixada de lado.

Não tenho dúvidas, porém, que todos os palmeirenses, sem exceção, vão se sentir orgulhosos da nova casa que estar por vir logo mais. Se a obra vai ser entregue em agosto mesmo, como afirma a W. Torre, honestamente seria leviano da minha parte dizer, por absoluta falta de conhecimento técnico.

SONY DSCEspero que até lá, o Palmeiras já consiga ter resolvido quaisquer impasses com a construtora, e que o preço absurdo que vem sendo exigido dos torcedores palmeirenses nos últimos jogos seja reavaliado. Porque um estádio dessa grandiosidade, pra 7 mil pessoas por jogo, será muito, mas muito vexatório mesmo.

Por fim, registro aqui o agradecimento à Daniela da Allianz Parque e à Karina da assessoria da W Torre pela oportunidade. Obrigado, mesmo!

AVANTI PALESTRA!

SONY DSC SONY DSCSONY DSC SONY DSC SONY DSC

 

 

 

 

.    

Publicado em 30/05/2014, em Geral. Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Gostaria de fazer uma vizita ao estadio antes da inauguração será porcivel ?

  2. antonio silva sobrinho

    Sou mineiro moro no Rio de Janeiro sou palmeiresi gostaria muito de conhecer o novo estádio do palmeiras o verde mas lindo do mundo

  3. Que essa nova casa traga mais alegrias p essa nossa torcida q ja sta cansada d sofrer, q seja palco d muitos títulos e q esses “jogadores” ai sintam o peso do manto verde e branco!

  4. Gilmar Augusto

    Confesso que lendo esta matéria, veio a memória momentos da minha infância quando ia ao velho Palestra assistir jogos memoráveis nas tardes de domingo! Tive o privilégio de ver Leão, Luiz Pereira, Éder… Edmundo, Evair, Cesar Sampaio, Mazinho! (Palmeiras 6 x 1 Boca Junior – que jogo!). Alex, Djalminha, Rivaldo, Muller… Alguém salve nosso Palestra! não aguento ver esses jogadores com nossa camisa! Conto essa histórias para meu filho e quase choro de tristeza…
    Paulo Nobre: time de futebol gigante como o Palmeiras vive de títulos e vitórias! Esse é o negócio do Palmeiras! Não adianta querer fechar o ano no azul e não alcançar nenhum resultado! Lembre-se de quando era torcedor e contrate jogadores de qualidade para nosso time.
    Em tempo: Parabéns pela ótima matéria. Fez com que eu sentisse mais saudade de nossa casa!

  5. Rogerinho Fumo

    Que a volta a nossa casa possa ser um divisor de águas na história recente de frustrações que tivemos. Como Palmeirenses forvorosos que somos, não nos custa SONHAR. Avanti! Abs Maluco e parabéns pela matéria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: