Mídias sociais, quando e como usá-las.

Salve meus amigos, está chegando a hora das decisões e nessa semana teve início a nossa participação na Copa do Brasil, inclusive com presença destacada de torcedores Palmeirenses na recepção e na estada do time em Rondônia. O tema de hoje tratará de um dos assuntos mais atuais e discutidos no momento, as mídias sociais.

A Internet se consolidou como um meio mais do que eficaz para promover e dividir opiniões, por essa razão, tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas  e vem ganhando espaço também nos clubes de futebol pelo mundo. As 03 principais mídias: Facebook, twitter e You Tube, tem seus atalhos e maneiras de alavancar fãs, seguidores ou número de inscritos.

O Facebook deve funcionar como uma ferramenta de relacionamento e duvulgação de ações e até mesmo opiniões, lado a lado com o Web site da empresa. Muitas vezes os dois meios acabam confundindo a cabeça do internauta, pois a atualização simultânea é difícil e até repetitiva, tanto é que algumas empresas aboliram o Web site e se concentraram apenas no Facebook.

Aliás, o facebook pode e deve  ser um belo filtro para pesquisas diretas, funcionando como um grande aliado na busca de ações de Marketing acertadas e pontuais, o lançamento de um uniforme, a divulgação de uma nova campanha e até mesmo a promoção na venda de ingressos podem ser exemplos de assuntos a explorar.

O Twitter é a cutucada que o seguidor quer receber, além de funcionar como uma base de informações importantes para a imprensa, na divulgação de um press release ou até mesmo uma nota explicativa. A relevância das informações é proporcional a quantidade e qualidade de seguidores, por essa razão um planejamento semanal deve ocorrer, definindo as pautas a serem direcionadas, ora para o site do clube  ou facebook e até mesmo na disponibilização de novos conteúdos na TV Palmeiras.

Aliás, essa última mídia vem sendo a “menina dos olhos”de Paulo Nobre e Cia., pois o clube já detém a 7ª posição no Ranking Mundial de clubes e já se tornou o número 1 no Brasil.   E nesse aspecto está o grande desafio, pois se manter na liderança é algo sempre desafiador. O que não pode é a TV Palmeiras virar um besteirol sem fim, onde Marcelo Oliveira surge como uma grande comediante e mostrando que após a aposentadoria dos gramados deve ter sua cadeira reservada nos debates futebolísticos nas emissoras de TV.

As matérias especiais, o apelo para a associação junto ao AVANTI e até mesmo a mensagem da gestão são conteúdos necessários e positivos. A oportunidade do futuro patrocinador em explorar o espaço da TV Palmeiras pode ser um atrativo a mais, em tempo, que demora esse patrocinador,hein!

Apenas temos que atentar que muitas vezes pode servir como munição para o adversário, pois algumas brincadeiras podem ser encaradas como provocação e nessa fase decisiva no Campeonato Paulista tudo deve ser milimetricamente calculado e iniciar o ano do Centenário com um título nos dará tranqüilidade no Campeonato Brasileiro, foi assim em 1972, 1993 e 1994. Outra coisa, porque não disponibilizar vídeos retro também, para que todos possam ver astros como Ademir da Guia, leivinha, César, Evair, Edmundo, Alex, entre outros e matar a saudade daquele futebol que dava gosto.

Por fim , tomara que nossa liderança nas mídias sociais seja transferida também aos gramados e que títulos venham , pois número de curtidas ou seguidores não trazem títulos!

Publicado em 15/03/2014, em Geral, Marketing e Afins, por Marcelo Nacle. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Rogerinho Fumo

    O caminho está certo, não podemos dividir as coisas de maneira errada. Mídia social para divulgar o clube, sua estrutura e história SIM, palhaçada é que não pode haver. Temos inclusive que usar desse meio para atrair novos torcedores, com inteligência é claro.
    Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: