Paulista 1×3 Palmeiras – Paulistão14

Gilson Kleina abusou da paciência e da boa vontade do palmeirense hoje, em SJRio Preto, e se não fosse por muita sorte, teria conseguido perder pontos prum time que, em 36 pontos disputados até hoje, só tinha ganhado 02.

Vamos aos erros.

Primeiro – poupar jogadores demais, foram 04 ao todo (Kardec, Valdivia, Wesley e Juninho), além das inevitáveis ausências de Leandro, Diogo e  Wellington, machucados, e Lúcio, suspenso. No total eram 08 titulares fora, metade por opção do treinador. Desses que estavam aptos a jogar, pelo menos 02 deveriam ter viajado com o elenco e ficado no banco. Se precisasse, podiam entrar pra resolver. Como nem viajaram, foi um risco bem desnecessário.

Não interessa que já estamos classificados e que no meio de semana tem jogo em Rondônia pela Copa do Brasil. Estamos disputando a melhor campanha com os Lambaris, ponto a ponto, gol a gol. O Paulista é um campeonato de 04 jogos – os da próxima fase – 1 quartas, 1 semi e duas finais – que se ganha nos detalhes, e um desses detalhes bem importantes é o mando de campo nos jogos decisivos. Uma possível final com os Bagres com o segundo jogo aqui é bem melhor do que o inverso. Lá, o Palmeiras joga com 800 torcedores a favor, aqui serão 30 mil. Então, tem quer entrar em campo com, senão os melhores, a maior parte deles. E se já tínhamos 04titulares fora, não podia se dar ao luxo de deixar mais 04 em São Paulo. Vacilo.

Segundo erro – O Kleina não aprendeu nada em Ribeirão Preto, na primeira derrota do ano. Mandou a campo de novo o maldito 4-5-1 com França e Eguren na frente da zaga, e colocou o ataque com Vinicius e Viiera na frente, sem referencia. O resultado foi um buraco gigantesco no meio, porque tanto o França como o Eguren não sabem dar um passe de 05 metros pra frente, o que sobrecarregou demais o Mendieta e Bruno “mais gordo que o Maluquinho” Cesar. Ficamos sem ligação, que é a função do Wesley, sem substituto à altura no elenco.

O certo seria ter escalado ou o Eguren, ou o França, com Mendieta e Bruno Cesar, e na frente usar o Vinicius, o Patrik Vieira e o Miguel ou o Rodolfo na referência. É o 4-3-3 do ano passado que tanto funcionou. Enquanto o Palmeiras não jogou nessa formação (durante todo o primeiro tempo), e esteve com 02 volantes pesados e sem saída de jogo contra o pior dos piores times do campeonato, pouco criou. O Vinicius corria pra ponta, que é a única coisa que ele sabe fazer, e chegava pra cruzar e não tinha ninguém pra receber a bola. Do outro lado com Patrik, a mesma coisa. Mesmo jogando contra cachorro morto, o Palmeiras era inócuo.

O treinador finalmente acordou no intervalo, tirou o Eguren – disparado o pior em campo no primeiro tempo – e aí as coisas começaram a melhorar um pouco. Como Kleina é sortudo, o Paulista teve um jogador expulso e, mesmo com a expulsão do Marcelo Oliviera (que já tinha feito um pênalti besta; que noite, hein, TEVEPALMEIRAS?), um jogo dez contra dez acabou favorecendo o Palmeiras, que mesmo com o time medíocre que foi a campo ainda tinha melhores valores que o lastimável Paulista.

Terceiro erro foi na montagem do banco de reservas, que tinha um único atacante – Miguel – e 03 meias – Serginho, Mazinho e Felipe Menezes – inexplicável. Fomos jogar contra o pior time do campeonato com 02 atacantes relacionados. Rodolfo tinha jogado contra a Portuguesa, não achei que foi mal e era uma boa oportunidade de ter seqüência,  de ganhar ritmo, e nem no banco ficou. Vai entender…

Lamento ser chato – aliás, lamento nada – mas não é porque ganhou que vou fingir que não vi todas essas vaciladas. É um jogo besta como esse que põe tudo a perder e no Palmeiras isso tem sido recorrente. Quantos empates e derrotas bobas que, desde 2009, nos custaram tão caro? Não pode.

Não agora que falta tão pouco. Conseguimos nos manter com a melhor campanha o campeonato inteiro. Se não fosse o vacilo em Ribeirão, ou o empate contra o Audax, iríamos pra Vila na última rodada defendendo a melhor campanha por um empate, o que só será possível, se o Santos tropeçar na semana que vem diante do Rio Claro, que disputa com o Bragantino a segunda vaga no grupo do Palmeiras e, contanto que, é claro, vençamos a boa equipe da Ponte Preta no Pacaembu no sábado.

Então, tem que ser força máxima nessa reta final. Se o Palmeiras tiver a vantagem dos mandos de campo na próxima fase, não há time que resista, a torcida vai fazer a diferença. Por isso, sem mais invenções, Gilsão!

16 mil pessoas no Teixeirão. Público que o Palmeiras só conseguiu alcançar em um jogo como mandante (clássico contra os Bambis). Ingressos a R$ 25,00. Só pra constar.

Quarta-feira jogamos em Rondônia às 19:30. O cara que faz a grade dos jogos do Palmeiras é um fanfarrão mesmo…

OS GOLS:

 

A FICHA TÉCNICA:

PAULISTA 1 X 3 PALMEIRAS

Local: estádio Teixeirão, em São José do Rio Preto (SP)
Data/Horário: 9 de março de 2014, sábado, às 18h30
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Assistentes: Fabrício Porfírio de Moura e Luis Alexandre Nilsen

Público/renda: 16.151
Cartões amarelos: David Batista (PAU); França, Miguel e Eguren (PAL)
Cartões vermelhos: Victor Hugo (7’/2ºT) e Marcelo Oliveira (11/2ºT)

GOLS: William Matheus, 20/1ºT (0-1); David Batista, 25’/1ºT (1-1); Miguel, 22’/2ºT (1-2); Patrick Vieira, 42’/2ºT (1-3)

PAULISTA: Ian, Crystian (Johni – 41’/2ºT), Leandro, Malcon, Victor Hugo, Sodó, Ewerton Pereira, Gabriel Leite (Felipe Silva – 40’/2ºT), Diego Rosa (Marcos Pit – 14’/2ºT), David Batista, Erik Mamadeira.Técnico: Beto Calvalcante.

PALMEIRAS: Fernando Prass Bruno Oliveira, Marcelo Oliveira, Tiago Alves, William Matheus; França, Eguren (Miguel – intervalo), Mendieta, Bruno César (Victo Luís – 18’/2ºT); Patrick Vieira e Vinicius (Mazinho – 31/2ºT). Técnico: Gilson Kleina.

AVANTI PALESTRA!

Publicado em 09/03/2014, em Palmeiras em Campo e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: