Novos torcedores, como atrair?

Olá torcida que canta e vibra, há tempos não vemos uma calmaria e tranqüilidade no alviverde mais amado do mundo, tal qual vivenciamos nesse ano de 2014. Entretanto, nem só de calmarias vive um time de futebol, pelo contrário, as turbulências controladas também têm o seu fator positivo. Tudo na dose certa.

Porém, um time de futebol define sua grandeza, com base na sua história, títulos e torcida, é nesse último quesito que nos atentaremos hoje.  Já dissemos aqui, que na pesquisa realizada pela Revista Placar em 1983, um dado impressionou imensamente, a torcida do Palmeiras era a 3ª maior do país, isso num momento de jejum de títulos desde 1976 e sem perspectivas positivas em relação aos times, salvo no próprio ano de 83 quando Enéas, Cléo, Batista e Carlos Henrique se juntaram a Vagner Bacharel, Carlos Alberto Borges (antes do raio) e Jorginho e o Verdão quase beliscou o nacional daquele ano.

Todavia, os anos 90 nos trouxeram muitas alegrias, com títulos e estádios abarrotados, não só na Capital, mas em todo Brasil. Onde o Palmeiras jogava, era garantia de bilheteria, pois todos queriam ver Edmundo, Evair, Roberto Carlos e Mazinho, entre outros. Só que o time do Jardim Leonor, com uma geração destacada e com um departamento de Marketing muito mais atuante que o nosso, se aproveitava dessa situação e distribuía bonés, chaveiros, kits de maquiagem e afins em todos os jogos fora de São Paulo, principalmente no Nordeste e Centro Oeste do Brasil.

Com isso e somado aos títulos conquistados, aumentaram exponencialmente o número de torcedores e simpatizantes, nos ultrapassando nas pesquisas, perdemos aquele grande momento para disparar e incomodar os 02 mais populares (Urubus e Gambás).  Nos anos 2000, o cenário piorou e o futebol foi jogado a quinto plano na prioridade do nosso amado Palmeiras (até a bocha tinha mais recursos que nosso pobre futebol). Rebaixamento, vexames, e prá piorar os sardinhas com duas gerações de bons jogadores e marketeiros por essência, liderados por Robinho e Neymar. A tragédia estava armada.

Muitos nos consideravam a 4ª força de São Paulo e isso incomodava demais, pois sabemos da força e presença da nossa torcida. O que deverá ser feito para termos uma renovação de torcedores? O que fazer para atrair a criançada?

05 regrinhas básicas devem fazer parte da cartilha para atrair novos torcedores:

1)    Evitar vexames e vergonhas, crianças não querem ser alvo de Bullying;

2)    Tornar o nosso símbolo (PORCO) mais simpático e até desenvolver com algum cartunista um personagem infantil que possa ser aproveitado em várias campanhas e mensagens;

3)    Ações junto a escolas públicas (divulgando o Palmeiras) e levando alguns jogadores também para autógrafos;

4)    Time forte e competitivo, presente nas decisões e trazendo títulos, vale Paulista, Torneio Início, etc… Tem que papar tudo!

5)    Por fim, trazer ídolos, cairia muito bem um Hulk após a copa, junto com Kardec no ataque, imaginem quantas ações de Marketing não poderiam ser realizadas.

Quantidade não é qualidade, todos sabem disso, porém o que é gostoso ver uma criança com a camisa do Verdão, não tem preço!

Marcelo Nacle

Publicado em 22/02/2014, em Marketing e Afins, por Marcelo Nacle e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: