O que as empresas buscam num Patrocínio

Olá pessoal, após as férias e o feliz início de 2014, recomeçamos aqui a coluna de Marketing e Afins.  Esperava para esse início de ano algumas novidades sobre o time – felizmente aconteceu, aguardava ansiosamente o desfecho do patrocínio Master e até agora nada, torcia pelo desfecho satisfatório das cadeiras da Arena e pelo que tudo indica isso ficará para quando Deus quiser, em suma, tirando as contratações, nada de novo aconteceu. E o programa de Sócio Torcedor?

Bem, pesquisas foram feitas em Novembro, coloca-se o logo do Avanti em tudo que é lugar e não saímos do patamar de 40 mil, por que será?

Voltando ao tema do patrocínio Master, vemos que propostas devem ter chegado à mesa de Paulo Nobre e Brunoro e não chegaram ao valor adequado, pergunto a todos, qual seria esse valor?  Temos que comparar as verbas de Gambás e Urubus ou nos nivelar ao nível dos Bambis e Vasco – que esse ano ficará na série B e sendo assim deixa de ser parâmetro.

Além dessa comparação (Benchmarking) o departamento de Marketing do Palmeiras deve preparar e apresentar um Plano Estratégico da marca para o biênio 2014/2015, considerando não só as exibições de partidas nos canais abertos ou pagos, mas também sobre as futuras ações em relação ao centenário, do cuidado que será considerado nas notícias e tratativas com a imprensa, para que notas negativas sejam administradas ao máximo e por fim, pelo RAIO X da torcida Palmeirense , com mais de 16 milhões de apaixonados espalhados pelo país afora e com uma grande diferença no aspecto de poder aquisitivo e pré disposição de compra.

Outro fator que deverá ser considerado é o retorno obtido pelos antigos patrocinadores, vide a KIA, Samsung e FIAT.  As marcas em questão melhoraram seu desempenho nas vendas ou até mesmo no reconhecimento da marca, deu a visibilidade desejada, enfim  valeu a pena?

Pois as futuras empresas interessadas (exceto o esquema CAIXA) irão se preocupar com esses pontos, além disso, adorariam poder efetuar ações de exclusividade com sócios torcedores e com a futura Arena, imaginem uma FIAT novamente, podendo explorar o lançamento de produtos na Arena , seja nos telões, seja em sorteios em jogos mais importantes. No caso do sócio torcedor, imagine descontos ou facilidades oferecidas, seria bom para ambas as receitas.

Excluí a CAIXA , pois considero que essa instituição deve patrocinar o esporte sim, mas aquele dito amador ( sem verba) e não o futebol, que tem outras opções de patrocínio, além dos escândalos e esquemas que somos obrigados a presenciar.

Por fim, toda e qualquer empresa que patrocinar o Campeão do Século e aniversariante em 2014 espera 05 itens básicos, como segue:

1)    Planejamento consistente e que haja segurança na reeleição da situação ;

2)    Time vitorioso e com menção positiva nas mídias (time 100%, campeão, futebol vistoso, etc);

3)    Controle total de notícias internas (imprensa) e gerenciamento de crise quando necessária;

4)    “Raio X” exato do torcedor do Palmeiras, quem são, onde estão e o que esperam e anseiam;

5)    Possibilidades de ações considerando a Arena, o Avanti e os atletas e ídolos da instituição SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS.

E você , se fosse uma empresa, patrocinaria esse time que tem 100 anos de história, lutas e glórias?

Marcelo Nacle

Publicado em 07/02/2014, em Marketing e Afins, por Marcelo Nacle. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Eu particularmente acho inadmissível que um clube da expressão do Palmeiras – e afundado em dívidas como tanta se alardeia – se dê ao luxo de ficar 9 meses sem receber um centavo de patrocínio master. Jogamos a Série B INTEIRA – torneiro no qual tivemos mais visibilidade de TV aberta do que os últimos 03 anos somados – sem patrocínio master. E só agora o clube está começando a pensar em patrocínios pontuais? Foi o que você bem disse, está na hora de parar de mirar nos Gambás e Urubus e começar a ter mais os pés no chão.
    Ou será que 15 milhões de receita de patrocínio master no ano passado não teriam feito bem pro caixa do Palmeiras?
    Abraços e parabéns pelo post!

  2. Gerson Guarino

    Belo Texto Zera , vc está surpreendente em 2014 ! abração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: