#tamojunto?

Senhores,

Coloquem as pedras no chão por alguns instantes.

Sim, eu vou enfiar o dedo na ferida. Mas ainda não é pra analisar se a troca de Barcos por sabe-se-lá-quantos-ou-quais-jogadores do Grêmio foi ou não um bom negócio. Antes, a negociação precisa estar concluída, os jogadores do Sul têm que chegar, vestir a camisa e assinar contrato e aí, com números finais em mãos, farei o post correspondente.

O que eu quero abordar aqui é outra coisa, que muitos dos que estão absolutamente inconformados com a diretoria – com razão, ao menos quanto ao modus operandi – talvez não se tenham dado conta: Barcos quis sair do Palmeiras, isso não é de hoje e é um fato que não se pode ignorar.

Voltemos no tempo alguns meses – 29 de outubro de 2012. O Palmeiras rolava ladeira abaixo rumo ao vexatório rebaixamento. E, “do nada”, surge a seguinte polêmica nos diários esportivos:

Barcos não garante permanência se o Palmeiras for rebaixado

No mínimo, foi uma declaração inoportuna, o Palmeiras ainda respirava por aparelhos mas o cara já estava pensando só nele e o quanto a Série B seria prejudicial a ele. Tipo, foda-se que um gigante centenário está perto de voltar pro inferno do rebaixamento, o que importa é a minha carreira. Ok, incêndio apagado, segue o jogo.

E, todos sabemos, o pior aconteceu, e o Palmeiras caiu. Poucos dias depois, Barcos garantiu permanência no Palmeiras em 2013:

Após dúvida, Barcos diz que fica no Palmeiras em 2013: ‘Tamo junto’

Só que, pra ficar, Barcos queria um novo contrato. E o B1 foi lá e anunciou a renovação, mas foi prontamente desmentido pelo irmão do jogador. Era dia 20/12:

Agente nega renovação de Barcos, e novela expõe caos administrativo no Palmeiras 

O contrato foi assinado, finalmente, em 16 de janeiro e lá foi o Barcos dizer que ficava de novo, mas que se viesse uma proposta boa…:

De contrato novo, Barcos mira série B, mas não garante permanência

Assunto encerrado, certo? Errado. Eis que, nesta quinta-feira, dia 07 de fevereiro, vem a ameaça da LDU ir à FIFA cobrar do Palmeiras a dívida pela compra do Barcos. O jogador não teve papas na língua:

Barcos se irrita com dívida e cobra tranquilidade para jogar bola

Nessa entrevista, um fato absolutamente relevante quase passa em branco:

– Só precisamos ter tranquilidade para jogar bola, sem ficar se preocupando com salário. Sou jogador do clube e a única forma de sair é o Palmeiras receber uma proposta que não possa dizer não.

E hoje, deu no que deu. Aí, muita gente espantada: Porra, como assim o Palmeiras (ven)deu o Barcos? Não, Senhores, o Palmeiras perdeu o Barcos.

Perdeu porque, antes de mais nada, o Palmeiras devia dinheiro ao jogador. O aumento, prometido desde outubro, mas apenas selado em janeiro, ficou só no papel. Diz-se que o clube devia R$1,3 milhão ao jogador. E, jogador ‘profissional’, não fica em clube sem receber. Aliás, como eu e você não acordamos todo dia de manhã pra ir trabalhar se não tiver o contracheque lá no dia 05, certo?

Mas, perdeu também, porque o Barcos quis sair. E como quis.

Não se iludam com as palavras bonitas e MENTIROSAS abaixo:

Se o Barcos quisesse mesmo ficar, não teria nem aceitado escutar a proposta do Grêmio. Mais ou menos o que o Marcelo Moreno fez com o Palmeiras. Mas, não, o jogador argentino não pensou duas vezes: Série B à vista e com o clube lhe devendo dinheiro, não só quis sair como não será surpresa se tiver imposto sua saída ao clube.

E isso não é culpa de Brunoro e Nobre, a quem não estou defendendo, que fique claro. Não foram eles que rebaixaram o Palmeiras, nem que negociaram com o jogador o novo contrato sem se preocupar se teriam meios de honrá-lo.

E temos o exemplo recente do Judas pra levar em conta também, o quanto um jogador que quer sair pode foder um clube se for contrariado, embora não ache que o Barcos seria tão filho da puta como o Judas foi… Aliás, antes que as torcedoras do Valpinga Futebol Clube venham falar groselhas, o chileno vagabundo disse que quer ficar no Palmeiras porque ninguém quer saber dele. Só por isso!

É inegável que a forma como toda a negociação foi conduzida pela diretoria contribuiu, e muito, para o desespero geral da nossa torcida. Mas, tenha-se em conta que a oferta do Grêmio valia apenas até a tarde de hoje, pois se o jogador não fosse inscrito no BID da CBF hoje, não poderia ser relacionado para a Libertadores. Enfim, isso é tema para outro post, nos próximos dias.

O que tem que ser dito aqui é que só tamojunto nós, os torcedores. Jogador é funcionário do clube e ponto. Não tem amor (e nem tem que ter mesmo). Quanto mais cedo todos aprenderem essa lição, menos sofrida será a vida do torcedor. Afinal, não tenham dúvidas, quem reerguerá o Palmeiras é a torcida. Não é Barcos, Assunção ou o caralho.

Por isso, a próxima vez que você ver um jogador falando tamojunto, que ama o clube, chorando que não queria sair, desligue a TV. Palmeirenses Somos Nós!

#TAMOJUNTOÉOCARALHO #NÓSSOMOSOPALMEIRAS

#AVANTI PALESTRA! 

Publicado em 08/02/2013, em Visão da Arquibancada e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. to muito decepcionada com o barcos, ele foi traidor, falso, um verdadeiro judas, ele queria sair do palmeiras e fez essas declarações mentirosas, que ele não tenha sorte no gremio, ele vai pagar por esta traição que fez a torcida do palmeiras

  2. Zé Monte SEP

    Vamos torcer pra q a nova dirtoria faça seu trabalho, daqui dois anos nos cobramos nas urnas!!! Agora ñ tem jogador com amor por nenhum time eles são profissicionais sem salário e perpectivas ñ fica (ca
    beça de ex-jogador desconhecido q mama no filho) estão esquecendo a opurtunidade de entrar p historia no VERDÃO ( 100 anos e nova arena)Só caras como: Marcão ñ é Burro!!!

  3. Costabile Federico

    Concordo plenamente com o post.

    Infelizmente ele foi egoísta pra caramba e perdemos mais um candidato a ídolo. Mas ele também perdeu a chance de ser lembrado eternamente pela torcida mais apaixonada de todas! Ele certamente perdeu mais!

    Que abrace o Judas30 e que ambos se explodam!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: