Muito volante e Pouca Direção

Li em algum lugar que o Joao Vitor seria o mais novo titular do elenco. E isso me preocupou.

Há alguns posts tenho criticado a escolha de Felipão em insistir com 3 volantes todo santo jogo e não abrir mão do esquema nem mesmo contra adversários fracos como Linense e São Caetano. Nota: contra os Bambis e os Lambaris achei que o uso de 3 volantes foi correto para a ocasião.

Antes de prosseguirmos, duas definições importantes: Assunção é volante, quase ninguém discorda, certo? E o Patrik TAMBÉM é volante e só lamento de quem discorda.

No jogo do Linense, no segundo tempo, chegamos a ter 4 volantes em campo. Contra o São Caetano, nos 90 minutos tivemos 3 volantes em campo, mesmo empatando em casa com um adversário que só se defendia.

Além disso, as substituições 6 por meia dúzia também imperam: Cicinho no Arthur ou vice-versa, Valdivia no Daniel Carvalho ou vice-versa, Patrik no João Vitor e vice-versa…

Ao invés de arriscar variações táticas que hoje o elenco até permite (é possível manter o 4-3-1-2 ou variar para o 4-3-2-1 – com o Valdivia no Maikon Leite – ou pro 4-4-2 – com o Valdivia no João Vitor – e, com um pouco de esforço e conforme a ocasião, dá pra arriscar até um 4-3-3 – com Luan no Lugar do João Vitor), o Bigode não abre mão de Araujo, Assunção, João Vitor (ou Chico, ou Patrik) nem fodendo.

E é isso que mais preocupa. O Palmeiras acaba virando um time meio previsível, não há mudanças táticas significantes em busca da vitória. Contra o XV de Piracicaba, por exemplo, precisou ser expulso um jogador do adversário pro Bigode desistir de colocar mais um volante em campo… 

Invariavelmente, a não ser que estejamos falando de Barcelona, um time formado predominantemente por volantes no meio acaba abdicando do domínio do jogo do meio pra frente (que pra mim é diferente de ter mais posse de bola). Como os volantes, via de regra, e em especial no Palmeiras, são muito mais capacitados para marcar do que para armar o jogo (ou alguem acha que o João Vitor sai melhor pro jogo que o Valdivia?), o time acaba não conseguindo ter a mesma qualidade ofensiva do que teria jogando com 2 meias ou com mais um atacante, o gol vai ficando dificil, o time adversário vai crescendo…

Ah, mas não foi assim com o Linense. É verdade. Mas contra o São Caetano, se não fosse o Deola no segundo tempo…

Sei lá. Vai ver que eu sou Maluco mesmo. Mas nunca vai entrar na minha cabeça o Palmeiras jogando com 3 ou 4 volantes, contra um time pequeno ou contra qualquer time. E fico com medo que essa filosofia do Bigode de sempre querer garantir o resultado acabe cobrando a conta lá na frente. Quer garantir o resultado? Continua marcando gols, cazzo! Fez 3 no primeiro tempo? Ótimo! Mais 3 no segundo e tá liquidada a fatura, ué?!?!? Virou no 0x0, mete o time pra frente, porran!

Há quem diga que o Wesley vai acabar com esse problema. Tomara. Mas ainda falta ele chegar, estrear, jogar bem, virar titular… 

Enfim, cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça KKKKKKK Aquela maldita Mercosul de 2000 deveria ter virado case, sei lá, uma regra 18 do futebol (ou 19, nunca lembro quantas são): “é proibido escalar 4 volantes em campo ao mesmo tempo.” ou então “comete infração de conduta anti-desportiva o time que jogar em casa com 3 volantes”.

Quem sabe assim acabe de uma vez essa porra de time que mais empata na história do futebol. Porque ninguém mais aguenta… e sigo apostando, que se não mudar logo o bagulho, vamos chegar aos 23 empates neste ano. Podem me cobrar.

Alow Bigode! Tira os volante e começa a dirigir essa joça, belo!

AVANTI PALESTRA!

Publicado em 07/03/2012, em Geral, Visão da Arquibancada e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Não concordo também com essa quantidade de volantes, e volto a repetir, o MAU do Palmeiras além das más escalações do Felipão se chama NÃOMARCOS ASSUNÇÃO.

    Wesley e Luan vão acertar o time, escreve aí.

    M.Milk pra mim é banco! e mais, tem que treinar finalização depois dos treinos por mais 2 horas no mínimo…..afobado demais, todas as bolas ao invés de ao menos tentar deslocar o goleiro, ele quer enfiar o pé….o tobogân não aguenta mais ver as bolas dele caindo lá. rsrs

    Luan com o Barcos na frente vão fazer fumaça. Se o time tiver no sufoco, e o Felipão não colocar 4 volantes, dá pra entrar o M. Milk no 2º tempo e joga um em cada ponta aberto, com o Pirata de matador.

    Há ainda outras tentativas como jogar o valdivia de atacante ao lado do Barcos e o D. Carvalho no meio.

    Enfim, é tentar e não se acovardar!!!!

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: