Clássicos, Canindé, Pacaembu e Interior, por Orelha

O Palmeiras, devido as obras no Palestra Italia, vem há aproximadamente um ano jogando fora da sua casa, mesmo como mandante. Nesse período o time já jogou na Arena Barueri, Canindé e Pacaembu, sem criar identidade com nenhuma das canchas, nem torcida e nem jogadores sentem-se em casa em nenhum dos três estádios.

O fato é que mandaremos nossos jogos em casa somente após Abril/2013 e nesse período disputaremos 3 Campeonatos Paulista, 2 Brasileiros, 2 Sulamericanas e 3 Copas do Brasil ou Libertadores. Excluindo o Campeonato Brasileiro, em todos os outros temos fase de mata-mata, onde deveremos, por obrigatoriedade da PM, jogar no Pacaembu. O mesmo se aplica a todos os clássicos que disputaremos em todos os campeonatos disputados.

Bom, se em todos os clássico e jogos decisivos teremos que jogar no Pacaembu porque a diretoria não o adota como nossa casa nesse período? O argumento de que é mais econômico jogar no Canindé, foi facilmente desmistificado pelo Barneschi aqui.

Mas, o que mais me incomoda é o fato de, ao adotar o Canindé como casa e iniciar a construção dessa identidade, que está perdida, disputaremos todos os clássico em campo neutro, não fazendo, assim, o uso da força em ser mandante. Aliás, no clássico desse domingo não estaremos em campo neutro, já que o Santos atuou mais vezes que nós no Pacaembu e nossa diretoria, ainda, teve a brilhante idéia de presenteá-los com ingressos para o tobogã.

Os que defendem o Canindé irão alegar: “ahhh, mas o time está invicto no Estádio da Portuguesa…” Sim, estamos invictos como estaríamos em qualquer estádio onde disputássemos jogos contra as, fracas, equipes que enfrentamos. “ahhh, os jogadores preferem o Canindé…” então que peçam transferência pra Portuguesa porque aqui é Palmeiras é time grande e não podemos limitar nossa torcida a apenas 13 mil ingressos.

Gosto de assistir jogos no Canindé, um dos únicos estádios que ainda permitem o passeio pela arquibancada. Mas um clube da grandeza do Palmeiras não pode criar uma identidade num campo que não servirá pra nada quando realmente precisarmos da força do nosso mando.

Os que são contra o Pacaembu, alegam: “ahhh, mas é o estádio do Corinthians…” esses não conhecem nossa história. Primeiro porque o Corinthians não tem casa e segundo que já ganhamos deles Campeonatos Brasileiro e Rio SP jogando no Pacaembu, sem contar a semi final do paulistão desse ano, que não fosse a péssima arbitragem, sairíamos com a vitória.

Há ainda os que defendem jogos no interior, outra balela. Jogos no interior são tratados pela torcida local como evento/festa, sendo assim nossa diretoria deve escolher a cada ano uma cidade para fazer a pré temporada. Ganhamos grana da prefeitura, grana dos patrocinadores que vão expor suas marcas em outras praças e agradamos nossa torcida fora de São Paulo. Desculpe-me, vocês torcedores do interior, mas escolheram um time da capital pra torcer. Se quiserem ver jogos venham até aqui. Já fui pro Rio, BH, RS, Araras, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Argentina, Uruguai, só pra ficar nos mais distantes da capital. Então façam um esforço e parem de chorar.

Portanto, precisamos urgentemente criar uma identidade com algum estádio, e que ele seja o Pacaembu, para que em jogos decisivos e clássicos o time e torcida não se sintam em campo neutro.

Pacaembu é mais perto do Palestra, onde a gente já estava acostumado a ir.
Pacaembu é servido por duas linhas de metrô, verde e vermelha.
Pacaembu é servido por 700 linhas de ônibus vindos de todos os lados de SP.

Orelha

Publicado em 08/07/2011, em Arena e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: