O Palmeiras e a Imprensa de Gambá

Dia desses estava lendo no site da Famiglia Palestra um e-mail que o Ricardo Labbate (o ilustre Pikachu) mandou pro jornalista Paulo Vinicius Coelho, a respeito da opinião do jornalista sobre a Copa Rio 1951. PVC publicou um artigo minucioso, detalhista no último, sobre o porquê a Copa Rio de 1951 vencida pelo Palmeiras não poderia ser considerada um título mundial.

O Pikachu que é palmeirense dos bão, cantor de ópera e tudo, não deixou barato e, no e-mail, cobrou o PVC dessa opinião, no mínimo, surpreendente. Afinal, quantos jornalistas corinthianos você já ouviu dizer que o Corinthians não foi campeão do mundo em 2000, ou que o Corinthians não deveria ser considerado o Campeão Brasileiro de 2005?

A triste verdade que esse episódio ilustra é que, a exceção de Roberto Avallone e, às vezes, Mauro Beting e Alex Muller, a nação alvi-verde não encontra na mídia convencional ferrenhos defensores do Palmeiras. Pelo contrário, os jornalistas da mídia convencional sabidamente palmeirenses, como PVC, Mauricio Noriega, Antero Greco, dentre outros vários, se esforçam arduamente para parecer o menos palmeirenses possível, como se isso fosse motivo de vergonha… Porra, nada me orgulha mais nessa vida do que ser palmeirense e me dá nojo ver um palmeirense fingindo que não é…

Só no episódio de ontem em Sete Lagoas viu-se Mauricio Noriega tentando enxugar gelo ao afirmar que viu penalti de Márcio Araújo em Obina, o que só ele, o sacripantas do árbitro e Stevie Wonder viram. Depois, Antero Greco no blog do Estadão teve a manha de dizer que o lance foi duvidoso, mas que o Marcio Araujo teria histórico de fazer faltas infantis dentro da área…

Não, não acho que os jornalistas palmeirenses não possam ter opinião contrária à do torcedor. O que surpreende é a freqüência com que tais opiniões são contra o Palmeiras. Talvez esses jornalistas palmeirenses, todos profissionais sérios e competentes, tenham um excesso de preocupação desnecessário em parecerem imparciais e acabam errando a mão…

Por sorte, estamos muito bem servidos pela mídia palestrina. Diversos veículos como a Estação Palestra, o TV Famiglia Palestra, a Radio Mondo Palmeiras, o Verdazzo, o 3VV, a WebRadioVerdão, só pra citar alguns, mantêm o palmeirense informado do dia-a-dia do clube da forma como o palmeirense merece ler, ver e ouvir. A webRadioVerdão transmite os jogos do Palmeiras ao vivo em audio, com equipe 100% palmeirense. Mesmo com o delay nos jogos fora de casa, é MUITO melhor do que ouvir qualquer comentarista da Tv aberta ou por assinatura, quando são vomitadas pérolas como a de ontem.

Além da falta de representantes fidedignos da nação palestrina nos microfones, telas e páginas de jornais da midia convencional, ainda somos submetidos diariamente a uma imprensa predominantemente gambá, que está sempre buscando expor o Palmeiras e criar toda sorte de factóides, crises e problemas no Verdão.

Veja-se ontem, por exemplo. Na coletiva do Felipão que, com muita razão, estava irritadíssimo com a atuação do trio de arbitragem, uma única pergunta foi feita ao treinador a respeito do apito, que errou em pelo menos 3 episódios e usurpou o Palmeiras: no Lance do Lincoln, um penalti absurdo não marcado sobre o Kléber e o penalti absurdo marcado sobre Obina. Depois que o Felipão falou rapidamente sobre o primeiro lance, todas as perguntas passaram a ser apenas sobre a saída de Valdivia do time, aos 18 minutos do primeiro tempo.

Felipão respondeu uma, duas, três, quatro perguntas até que, com razão, ao ser perguntado se a escalação de Valdivia teria sido precipitada, uma pergunta pra lá de capiciosa, perdeu a paciência e respondeu à altura. Pronto, já bastou pra imprensinha corporativista descer a lenha no Felipão, chamaram-no de ultrapassado, ranzinza e uma série de outros adjetivos pejorativos. Foi, inclusive, interpelado pela associação paulista de imprensa… Afinal, o repórter só estava fazendo o trabalho dele…

Nenhum dos PhDs em futebol da imprensa se preocuparam em avaliar que ontem o Palmeiras só jogou bola com a superioridade esperada enquanto Valdivia estava em campo. Também não prestaram atenção na entrevista depois do jogo entre Palmeiras e Corinthians, quando o médico do Palmeiras explicou que a tal da fibrose é instável, pode não doer nada, como quando o Mago enfrentou o Sucre, ou incomodar, como nos dois últimos jogos. O mais engraçado, ou triste, é que se o Valdivia tivesse feito dois gols ontem enquanto esteve no gramado em Sete Lagoas, iam chamar Felipão de gênio, de visionário…

Felipão acertou ao escalar Valdivia. O Mago aqueceu em campo, sozinho, antes da partida, simulou lances de jogo, deu pique no gramado e não sentiu nada. Voltou pro vestiário e, sentindo-se bem, pediu pra jogar. Quem seria louco de deixar o Mago no banco, principalmente depois da mesma imprensa questionar de o Valdivia ter ficado no banco o primeiro tempo do jogo contra os gambás?

Imagine você fazendo um churrasco na sua casa e recebendo convidados. Quando voce vai acender o fogo, vem um sujeito que voce não conhece muito e diz que tem que botar mais carvão. Fogo aceso e o comédia vem dizer que precisa levantar a grelha, porque o fogo tá muito alto. Mais 10 minutos e vem a sugestão: – será que não precisa de mais gelo na cerveja? Outros tantos 15 minutos e o sujeito opina que a carne vai ficar esturricada. O que você faria? Como reagiria? Certamente a palavra gentileza não ia lhe passar pela cabeça. Na minha, com certeza não.

O mais engraçado é que na churrasqueira dos outros ninguém paga sugestão. Muricy distribuiu coices durante mais de 03 anos em que treinou os bambis e nunca vi associação de imprensa nenhuma interpelá-lo pelas grosserias. Pelo contrário, achavam graça. Foi ele vir para o Palmeiras e a imprensa, que até então achava o treinador “excêntrico”, passou a chamá-lo de rabugento.

Mais. Nos outros, tudo se abafa. No Palmeiras tudo se divulga. A imprensa é sarcástica com o Palmeiras e espera o que em retorno? Carinho que não vai ser… Acompanhei recentemente um blog recém-criado aí que se dedicou, em seus primeiros 15 dias de existência, a publicar toda sorte de mentiras sobre o Palmeiras, tais como que Felipão teria o contrato rescindido e Leão viria em seu lugar, que Kléber seria vendido, etc. A midia palestrina se uniu e organizou um boicote ao tal blog até que, de repente, o “editorial” mudou de filosofia…

Enquanto a imprensa se une contra o Palmeiras, interpelando nosso comandante por ter reagido como qualquer pessoa normal reagiria naquele momento de ódio, depois de ter visto seu time ser assaltado dentro de campo, nós palmeirenses não podemos ficar calados.

A solução é um tanto simples. Em primeiro lugar, os jornalistas que torcem pelo Palmeiras devem ser cobrados a se comportar como tal, como fez o Pikachu. Chega de tentar tapar o sol com a peneira, ou é palmeirense ou então é Judas.

Quando for assistir a um jogo do Palmeiras na Tv, tire o som do televisor e ligue o seu computador na WebRadioVerdão. André Nery, Raul Bianchi e Gomão Ribeiro vão te surpreender e darão um baile nos estagiários (ou mesmo nos figurões) escalados para a transmissão da TV. Ou voce prefere ouvir o Neto? Brrrrrrincadeira, hein?

No domingo, quando acabar a rodada do fim de semana, ligue os auto-falantes do seu computador na estação palestra e depois, às dez da noite, acompanhe o TV Famiglia Palestra na http://www.alltv.com.br. Garanto que voce vai preferir o Alan e o Tarso Gouveia do que Flavio Prado e Chico Lang.

Quer ler notícias diárias sobre o Verdão, de bastidores, inclusive? Não vá comprar jornal na banca. Seu lugar é o 3VV, o Verdazzo e a Radio Mondo Palmeiras. E quem sabe um dia, até aqui neste humilde blog.

O importante, meu caro irmão palestrino, é que nestes todos citados e em muitos outros componentes da mídia palestrina, a informação é de palmeirense para palmeirense. É notícia isenta do editorial gambasístico que domina o resto da imprensa.

Está mais que na hora de fazer valer o que há tanto tempo ecoa nas arquibancadas alvi-verdes:

Não importa o que diga,

Essa imprensa de gambá…

AVANTI PALESTRA!

Publicado em 29/10/2010, em Geral e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Conheci um jornalista no ABC em 2010, que embora seja corinthiano ele desenvolveu um texto super bem articulado explanando exatamente o que você disse. Sem os mesmos exemplos metafóricos, porém, não menos genial.

    Na leitura dele, Palmeiras e Corinthians são escancaradamente perseguidos pela imprensa. Em linhas gerais, isso se dá na mídia impressa por palavras pejorativas nas letras garrafais das manchetes nos jornais vide http://twitpic.com/46vvks

    Em contrapartida, o São Paulo recebe um tratamento privilegiado. Existe muito empenho ao falar das prevaricações palmeirenses e corinthianas mas, paradoxalmente, muita timidez ou dependendo do caso presenciamos omissão quando o mesmo ocorre nos lados do Jardim Leonor.

    Textos sérios não resolvem. As grandes injustiças bem como esse movimento orquestrado, articulado e amoral que beneficia o São Paulo só será de conhecimento público quando instrumentalizarmos a verdade no eixo do humor. Desmoralizando os burgueses e seus porta-vozes caminharemos para o sonhado momento da “justiça feita”.

    O Link do twitter é http://www.twitter.com/bambipress

    Saudações palestrinas.

  2. Sérgio Saleta

    Sensacional o texto! Que falta faz o Avalone nesse imprensa asquerosa e gambá. Palpiteiro também é osso hein, conheço um dos grandes, mas vou preservá-lo pelo fato ser querido, mas no assunto churrasqueira, ele é imbatível. Realmente o Pikachu é palmeirense dos bão, bela voz cantando ópera e xavecando as coroas no Memphis!!!!!!!!! junto com João Relojoeiro e o Gê! Bom e-mail das birras! Aguardando! Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: